segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Profissional Contra Moral

Imagem extraída do Facebook oficial de Robinho- www.facebook.com/robinho



Olá, leitores e leitoras!

Tirei alguns dias de férias e, em decorrência disto, não tivemos atualizações no blog! Mas agora nós vamos voltar com tudo para cobrir os grandes eventos vindouros, como o retorno da Champions League, a Libertadores, a Euro 2016, a Copa América Centenário e as Olimpíadas.


Um assunto bastante comentado nos últimos dias foi o polêmico acerto do atacante Robinho (foto acima). com o Atlético Mineiro. O atleta vinha sendo disputado por Santos (clube que o revelou), Grêmio e pelo próprio Galo. Os mineiros, ajudados pela nova fornecedora de material esportivo, acabaram levando a melhor e o jogador vai defender o clube de Minas Gerais.

O desfecho do caso causou indignação por parte dos torcedores santistas e levantou novamente a discussão sobre o que é mais importante: o dinheiro ou o amor à camisa?

O jogador não cometeu nenhum erro quando analisamos o caso pelo âmbito legal e profissional, conforme expliquei no post "Não Existe Jogador Mercenário". A maior parte dos trabalhadores dificilmente recusaria uma proposta de emprego considerada "mais vantajosa". O futebol, embora não pareça, é um emprego formal e o jogadores, como profissionais, têm o pleno direito de trocar de clube em busca de melhores salários, melhores condições de trabalho e mais chances de obterem projeção.

O atacante, contudo, cometeu um grande erro pelo ponto de vista moral. O Santos revelou e projetou Robinho no mundo do futebol. Não obstante, o time sempre foi um porto seguro para o jogador nos momentos em que ele ficou encostado no Manchester City e no Milan. Foi graças ao Peixe, inclusive, que o atleta retornou à Seleção Brasileira.

O torcedor, portanto, tem o pleno direito de se sentir magoado com o jogador. Ficou muito óbvio que o "amor" que o atleta declarava nas entrevistas não era tão grande assim.

O mesmo torcedor, contudo, deve compreender que Robinho não infligiu a lei e, portanto, não cometeu crime em momento algum. Nenhum profissional deixaria de balançar ao receber uma proposta igual à que foi oferecida ao atleta pelo Galo.

A diferença é que Robinho, assim como a maioria dos futebolistas, é uma pessoa pública e, portanto, suas atitudes fica muito expostas na mídia e a repercussão é sempre maior.

E, claro, tais fatos sempre acirram a velha discussão do que é mais importante: o lado moral ou o lado profissional.



Imagem extraída do Facebook oficial de
Robinho- 
www.facebook.com/robinho



SELEÇÃO BRASILEIRA

Algo que passou desapercebido por muitos dos comentaristas foi a possibilidade de Robinho disputar a Libertadores novamente e, com isso, recuperar seu espaço na mídia e na Seleção Brasileira. O jogador sabe o quanto Dunga confia nele e que mercados como Ásia e América do Norte não seriam capazes de fazer o Rei das Pedaladas vestir a Amarelinha novamente. O Galo, em melhor fase e com chances de faturar o bicampeonato na competição sul-americana, seriam o melhor caminho para isto. Se Robinho acertou em sua escolha? Só o tempo responderá.



LUCÃO

Não dá para negar que o grandalhão Lucão é esforçado, mas ele continua falhando com frequência e seus erros foram cruciais no clássico de ontem contra o Corinthians. Volto a repetir o que sugeri no começo do ano: emprestá-lo para algum clube que esteja disputando alguma divisão inferior e que tenha chances de título, como Portuguesa, Bragantino e Guarani. Isto preservaria o atleta da mídia e também ajudaria a recuperar a moral do jogador com a conquista de um título.



PALMEIRAS

Outra zaga que não vem transmitindo confiança é do Palmeiras e a defesa alviverde voltou a comprometer na derrota diante do Linense, no sábado. Os problemas ainda são os mesmos do ano passado, com a falta de jogo coletivo e de compactação. Minhas sugestões para a equipe continuam as mesmas: usar os pontas Mouche e Allione para dar proteção aos laterais e colocar o time em 4-2-3-1 ou 4-4-2 para que o meio-de-campo ofereça cobertura à zaga. 



PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

Embora o torcedor são-paulino tenha sentido o gosto amargo da derrota para o arquirrival Corinthians, houve motivo para comemorar ainda ontem. Os garotos da equipe Sub-20 do São Paulo confirmaram a boa fase e conquistaram o inédito título da Libertadores Sub-20, disputado no Paraguai. A equipe comandada pelo treinador André Jardine venceu o Liverpool do Uruguai por 1x0 (gol do meia Lucas Fernandes) e foi o primeira equipe brasileira a erguer o troféu. Parabéns, meninos e boa sorte a todos na categoria principal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário