sábado, 20 de fevereiro de 2016

Foi o Torcedor Quem Perdeu a Graça, Não o Futebol

Imagem extraída de www.facebook.com/CBF



Clássicos regionais são sempre motivo de preocupação no futebol. Não apenas para os clubes, que correm o risco de entrar em crise caso haja um eventual revés, mas também para a população como um todo.

Quando dois times grandes de um mesmo Estado se enfrentam, são organizados fortes esquemas de segurança. O trânsito da cidade é alterado e centenas de policiais militares são mobilizados. Tudo para garantir a integridade das partes envolvidas: jogadores, comissão técnica, dirigentes, árbitros e torcedor.

Quem acompanha o futebol há mais de vinte anos afirma que o esporte dos dias de hoje "perdeu a graça" porque não há mais espaço para as tradicionais provocações entre as equipes. Hoje quase tudo é feito no "politicamente correto" e os rivais procuram manter o máximo de cordialidade possível.

Alguns supostos torcedores, infelizmente, levaram a rivalidade entre os clubes a outros níveis. Fanáticos que ferem, destroem e matam utilizando o "amor ao clube" como justificativa.



Imagem extraída do Facebook oficial do Santos- www.facebook.com/santosfc



As provocações são interpretadas por tais fanáticos como insultos às "divindades" que eles cultuam. Funcionam como um estopim para que manifestações violentas tenham início.

As frequentes ocorrências envolvendo esses supostos torcedores de times rivais obriga as autoridades a promoverem verdadeiras operações de guerra para evitar que novos confrontos ocorram.

Dois times não podem mais mandar seus jogos em uma mesma cidade em um mesmo dia para evitar que torcidas rivais se encontrem. O tráfego das metrópoles, que já é caótico, precisa ser totalmente desviado para impedir emboscadas. Policiais que deveriam estar nas ruas para coibir crimes precisam ser realocados por causa de um jogo de futebol.

O futebol, que deveria ser algo divertido, tornou-se motivo de tensão e de apreensão devido a criminosos travestidos de torcedor.

Pergunto, após tudo isso: quem perdeu a graça? O futebol ou o torcedor?



Imagem extraída do Facebook oficial do Santos- www.facebook.com/santosfc



ROMA E REAL MADRID

Acompanhei nesta semana o jogo entre Roma e Real Madrid, válido pelas oitavas-de-final da Champions League 2015-16. É fato que os espanhóis tinham mais time e foram muito superiores aos italianos, mas foi absurdo ver a Roma demonstrar tanto "respeito" ao Real, mesmo jogando em casa e apoiada pela sua torcida. A equipe Giallorossa só se limitou a defender, sofreu a pressão dos visitantes do primeiro ao último minuto e foi derrotada em casa com justiça. Quando se joga em casa é preciso fazer valer o mando e construir a maior vantagem possível. A equipe do treinador Luciano Spalletti agora só se classifica às quartas-de-final se fizer um "milagre" no Santiago Bernabéu.



NAPOLI

Um time que está me agradando, e muito, nesta temporada é o Napoli. A equipe Partenopei contratou o treinador Mauricio Sarri (ex-Empoli) para o lugar do retranqueiro Rafa Benítez (que foi para o Real Madrid) e viu o time crescer na tabela do Campeonato Italiano. Sarri adotou um futebol mais ofensivo e dinâmico o uso de três atacantes e um meio-de-campo criativo, protagonizado pelo eslovaco Marek Hamšík. O maior destaque, porém, é o atacante argentino Gonzalo Higuaín. O atleta, que estava em baixa após os recentes fracassos pela Seleção Argentina, mostra-se muito à vontade em campo e já é um dos artilheiros da temporada na Europa. Estou na expectativa para que os napolitanos consigam o troféu na Serie A, afinal uma equipe que está jogando um futebol tão vibrante e ofensivo merece encerrar a temporada com chave de ouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário