sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Futebol Argentino Renasce

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SanLorenzo/


Como o jogo de vôlei entre Brasil e Estados Unidos seria exibido hoje muito cedo, decidi inverter a ordem das postagens e estou publicando agora os meus comentários a respeito da conquista da Libertadores pelo San Lorenzo, realizada na última quarta-feira.

Não escondo minha satisfação em ver o Ciclón erguendo sua primeira taça na competição, sobretudo sobre um rival truculento e retranqueiro como o Club Nacional. Equipes que não têm coragem para atacar, molejo para driblar e esportividade para atuar não mereciam, em hipótese alguma, serem campeãs. E cada vez que um desses times que só se apoiam na força física e na eficiência triunfam, o futebol perde. Basta ver como ficou o nosso futebol brasileiro depois que aqueles "professores" que nunca chutaram uma bola na vida passaram a conquistar títulos recuando suas equipes e jogando só com o regulamento.

A conquista do San Lorenzo também pode ser um possível renascimento do futebol argentino, que há anos não empolga (salvo pouquíssimas exceções) e sua seleção vem dependendo quase que exclusivamente dos talentos formados no exterior. Muito parecido com o nosso futebol. Para completar, equipes de tradição como Boca Juniors e River Plate não têm mais honrado seus passados gloriosos e têm ficado fora da Libertadores nos últimos anos. O River, inclusive, acabou rebaixado recentemente.

Algumas equipes do país, contudo, vêm jogando um bom futebol, com mais coletividade, ofensividade e bola no chão. Vélez, Lanús, Newell's e este San Lorenzo são algumas das equipes argentinas que vêm jogando um bom futebol, a despeito de algumas delas serem um tanto faltosas. Tanto é verdade que Tata Martino acabou contratado pelo Barcelona na temporada anterior. E agora ele vai dirigir a Albiceleste, sucedendo Alejandro Sabella.

Além da Argentina, vale ficar de olho em equipes de Chile e Colômbia. Não apenas em decorrência do sucesso que a Roja e os Cafeteros fizeram na última Copa do Mundo, mas também em seus clubes que vêm seguindo o mesmo caminho dos times argentinos e jogando mais no toque de bola.

O futebol brasileiro já sofreu uma dura derrota em sua própria casa pela Alemanha na última Copa do Mundo, e agora vê a vizinha Argentina recuperar terreno. Os títulos recentes de Lanús (Copa Sulamericana em 2013), do San Lorenzo e, ainda, o vice-campeonato da Albiceleste mostram o quanto nossos vizinhos estão evoluindo enquanto nós estamos ficando estagnados pela nossa soberba e prepotência quando afirmamos que ainda somos o país do futebol.

Parabéns ao San Lorenzo! E bem-vindos ao seleto grupo de campeões da América!



Imagem extraída de https://www.facebook.com/SanLorenzo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário