terça-feira, 20 de maio de 2014

Sete Fatores que Podem Decidir a Final da Champions

Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid

1- Qualidade do Elenco: o Real tem muito mais craques do que o Atlético. Bale, Benzema, Ronaldo, Di María, Modrić, Marcelo e Isco são muito mais jogadores de bola do que Diego Costa, Arda Turan ou Gabi. Os Merengues sabem tratar a bola muito melhor que os Colchoneros. Defensivamente, os times se equiparam, mas o Real também possui zagueiros mais técnicos que o Atleti, como Sergio Ramos e Ilarramendi.

2- Treinador: em termos de títulos, Ancelotti é insuperável com quatro taças na Champions pelo Milan -duas como jogador e duas como treinador. Simeone, no entanto, tem maior identificação com seu clube. Ambos têm sido bastante conservadores em termos de esquemas táticos, mas o Cholo tem sido um pouco mais ousado para atacar e também mais motivador para buscar a virada ante resultados negativos.

3- Campanha: o Real tem sido mais eficiente e é uma verdadeira máquina de evitar e também de fazer gols, mas o Atlético está invicto na Champions até o momento.

4- Desfalques: o Real não terá Xabi Alonso, suspenso. Ronaldo, Khedira e Marcelo voltam de lesão e não devem ser problema para Carlo Ancelotti. Pelo Atlético, Diego Costa se lesionou e sua ausência é dada como certa na final.

5- Fator Casa: o jogo será em Lisboa, campo neutro para os dois times. No entanto, o Real possui dois atletas lusitanos, o zagueiro Pepe e o atacante Ronaldo, a principal estrela da Seleção das Quinas. O Atlético tem apenas o volante Tiago. Não há duvida que os portugueses fazem questão de apoiar seus conterrâneos.

6- Rivalidade: que o Real é um time muito maior que o Atlético, não há dúvida. Mas a rivalidade histórica entre os dois times e o fato da decisão ser disputada em partida única diminui a previsibilidade do resultado.

7- Copa do Mundo: já expliquei em outro post que muitos atletas ficam divididos entre o profissionalismo para com seus clubes e o patriotismo ao defenderem suas seleções em uma Copa do Mundo. Dos titulares do Real, apenas Gareth Bale e Isco (o provável substituto de Xabi Alonso) não virão à Copa. No Atlético, por outro lado, a maioria dos titulares não virá ao mundial e apenas Juanfran, Koke, Villa (provável substituto de Diego Costa), Courtois e Godín devem vir ao Brasil. Será que algum jogador vai se poupar em campo, temendo perder o mundial em junho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário