terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Os Melhores de 2013- Futebol Brasileiro

Imagem extraída de http://www.facebook.com/cruzeirooficial

O futebol brasileiro em 2013 deu mostras de que os times continuam nivelados por baixo, às exceções de Cruzeiro e Atlético Mineiro. É incrível como nossos "professores" não se conscientizam de que é necessário vencer as partidas para conseguir os resultados e, por consequência, os títulos. Mas a grande maioria dos treinadores arma suas equipes muito mais para evitar uma derrota do que buscar uma vitória. E dão a desculpa dizendo que o campeonato é muito longo, que o elenco é limitado, que o objetivo time é só a vaga para a Libertadores, e por aí vai.

Farei um pequeno balanço do futebol brasileiro em 2013 mais ou menos da mesma forma que o jornalista Leonardo Bertozzi fez na Eurocopa em 2012. Foi um modelo muito divertido e original de se avaliar as equipes.

Lembrando que estou destacando os atletas apenas pelo desempenho ao longo do ano, e não pelo fato de serem craques ou diferenciados, OK?


CRUZEIRO: a Raposa foi uma honrosa exceção em meio a tantos times pragmáticos, afinal foi a única equipe a apresentar um bom futebol de verdade com jogo coletivo e ofensividade, enquanto as demais equipes só apresentaram lampejos. Gostaria muito que o exemplo do treinador Marcelo Oliveira fosse repetido nos demais times e também na Seleção, afinal se nos consideramos o "País do Futebol", deveríamos provar isto para o mundo ao apresentar o fino da bola ao invés de ficar dando trombada e chutão.

Destaque- Éverton Ribeiro: mobilidade, proatividade, passes precisos e eleito o melhor atleta do Brasileirão de 2013 com louvor.


GRÊMIO: o Imortal de Renato Gaúcho jogou com um futebol pragmático e o treinador fez questão de exaltar esta característica. A equipe foi vice-campeã muito mais por jogar na "raça" do que no talento, salvo por algumas poucas exceções, como Vargas, Dida, Barcos e Zé Roberto. A equipe que disputará a Libertadores em 2014 será completamente diferente, já que Renato Gaúcho, Dida, Vargas e Zé Roberto estão de saída.

Destaque- Alex Telles: foi contratado para ser reserva de André Santos e acabou ganhando a titularidade da equipe e sendo eleito melhor lateral-esquerdo do Brasileirão.


ATLÉTICO-PR: não jogou um futebol brilhante e nem teve os recursos financeiros de seus rivais, mas conseguiu brigar de igual para igual com todos eles e até mesmo superá-los a ponto de voltar a Libertadores após quase dez anos de ausência (sua última participação foi em 2005, quando foi vice-campeão). Espero que com a verba adicional obtida com a vaga na competição continental, o Furacão invista na qualidade do futebol para não ficar dependendo apenas da raça.

Destaque- Paulo Baier: o veterano meia gaúcho utilizou a experiência a favor de seu time na criação de jogadas e também nas bolas paradas.


BOTAFOGO: o Fogão, por muito pouco, não fica fora da Libertadores. Após um primeiro semestre brilhante com a conquista do estadual, rendimento da equipe caiu de forma assustadora após a eliminação na Copa do Brasil e o principal atleta da equipe, Seedorf, passou a ser contestado pelo torcedor. O Glorioso, felizmente, se recuperou na reta final e terá a grande chance de se redimir dos tropeços.

Destaque- Jefferson: voltou a demonstrar a segurança de temporadas anteriores e, em decorrência disso, recuperou sua vaga na Seleção Brasileira.


VITÓRIA: o Nego começou o Brasileirão com tudo, mas sofreu com a lesão de Maxi Biancucchi (seu principal jogador até então) e o rendimento da equipe caiu junto. Ainda assim, não dá para dizer que a temporada do time baiano tenha sido um fracasso, afinal um quinto lugar não chega a ser um demérito para uma equipe que havia acabado de voltar da Série B.

Destaque- Dinei: vice-artilheiro do Brasileirão junto com Hernane (ambos com 16 gols).


GOIÁS: os esmeraldinos, assim como o Vitória, sentiram a ausência de seu principal jogador, Walter, e a equipe perdeu o gás na reta final. Mas, assim como os baianos, temos que levar em conta que a equipe goiana acabou de voltar do rebaixamento e, portanto, o desempenho alcançado foi muito acima do esperado.

Destaque- Walter: mesmo fora de forma, o atacante, anotou muitos gols, demonstrou muita técnica e muita qualidade no passe. Os goianos sentirão sua falta em 2014, uma vez que ele está retornando ao Porto.


SANTOS: o Peixe já havia caído de rendimento com a perda de Ganso no ano passado e a situação piorou com a saída de Neymar após a Copa das Confederações. Com isso, a equipe voltou a ser um time comum a despeito de alguns lampejos em campo. O técnico Claudinei Oliveira também perdeu a grande chance de apostar nos garotos e deixar uma base pronta para 2014, mas optou pelo resultado a curto prazo e pagou o preço.

Destaque- Cícero: "trocado" por Ganso com o São Paulo, foi um jogador que demonstrou qualidade, esforço e regularidade em campo durante a temporada.


ATLÉTICO-MG: a surpreendente derrota para o Raja Casablanca no Mundial não tira os méritos da equipe em 2013, que apresentou um meio-de-campo com muita qualidade, velocidade e ofensividade. A equipe mineira faturou o estadual e a Libertadores com todos os méritos e demonstrou que ainda vale a pena acreditar no futebol brasileiro, cada vez mais contaminado pela covardia e pelo pragmatismo. A saída de Cuca, no entanto, pode ser um problema para o Galo.

Destaque- Ronladinho: não é mais o mesmo que venceu a Champions League pelo meu Barcelona, mas ainda é um craque e diferenciado.


SÃO PAULO: o meu Tricolor foi uma bomba-relógio durante todo o primeiro semestre. As eliminações no Paulistão e na Libertadores esquentaram a temperatura no clube e os problemas políticos passaram a interferir no desempenho do time. A equipe quase foi rebaixada, mas em um raro lampejo de bom senso dos dirigentes, Muricy Ramalho voltou ao Morumbi, salvou a equipe e, por pouco, não recoloca o São Paulo na Libertadores.

Destaque- Ganso: voltou a ser o meia elegante e diferenciado que brilhou no Santos em 2010 após muitos meses de lesões e críticas pelo desempenho abaixo do esperado.


CORINTHIANS: o Timão fez uma campanha inversa ao do São Paulo, afinal conquistou dois títulos no primeiro semestre (Paulistão e Recopa) e demonstrava que manteria o grande desempenho de 2012. Mas no segundo semestre, a equipe caiu muito de rendimento, os outrora ídolos passaram a ser contestados pela torcida e o técnico Tite pagou o pato. A diretoria também errou ao apostar em medalhões que terminaram por não corresponder às expectativas criadas.

Destaque- Gil: zagueiro que ajudou a manter a segurança da zaga do Timão e fez a torcida se esquecer de Chicão e Castán rapidamente.


CORITIBA: o Coxa estava voando no primeiro semestre com direito a título estadual, mas a queda de rendimento de Alex parece ter interferido no desempenho do elenco e o time quase amargou seu terceiro rebaixamento neste século. Salvou-se no último jogo porque encontrou um São Paulo sem mais nenhum interesse no Brasileirão.

Destaque- Alex: gênio com a bola e também com as palavras. Alex é um tipo de atleta que faz a diferença no futebol brasileiro em todos os sentidos.


BAHIA: equipe muito instável que alternou bons e maus momentos. Ora disputava uma vaga na Libertadores com o pelotão de frente, ora lutava contra o descenso contra as equipes de baixo. Salvou-se graças às últimas partidas quando encontrou adversários mais fracos ou que não tinham mais interesse no Brasileirão.

Destaque- Marcelo Lomba: goleiro que, se não fosse por ele, o Bahia estaria em situação bem pior.


INTERNACIONAL: uma das maiores decepções do futebol brasileiro em 2013. A equipe faturou o estadual deste ano e investiu pesado em reforços, incluindo o técnico Dunga, o atacante Nacho Scocco e o meia Alex Raphael. A equipe, no entanto, apresentou um futebol muito abaixo do esperado, surpreendentemente, terminou o Brasileirão fugindo do rebaixamento e viu alguns de seus grandes astros como Forlán e Damião caírem de rendimento.

Destaque- D'Alessandro: talvez o único que tenha se salvado em meio a tantos atletas burocráticos.


PORTUGUESA: equipe que, ciente de suas limitações, lutou como pôde e acabou se salvando da queda. Ou não, uma vez que o clube foi acusado de atuar com um jogador irregular e a Lusa pode acabar caindo dependendo da decisão do STJD.

Destaque- Gilberto: fez gols importantes e manteve a Lusa respirando no Brasileirão.


CRICIÚMA: o Tigre era candidato ao rebaixamento desde o início do Brasileirão uma vez que era considerado o "mais fraco" das quatro equipes que subiram em 2012 (Atlético-PR, Goiás, Vitória e Criciúma). Não tiro os méritos da equipe, mas a incompetência dos rivais que estavam abaixo na tabela contribuíram muito para a salvação dos catarinenses.

Destaque- Lins: artilheiro da equipe do ano e de malas prontas para jogar no exterior.


FLAMENGO: o Mengão passou boa parte do ano balançando. O treinador Mano Menezes tentou recriar o Corinthians de 2009, mas o tempo passou e muitos daqueles atletas já não apresentavam o mesmo brilho. A demissão do treinador gaúcho e a efetivação do técnico Jayme de Almeida foram considerados fatores cruciais para que o Rubro-Negro se recuperasse e vencesse a Copa do Brasil.

Destaque- Elias: um dos poucos "filhos" de Mano Menezes que deu certo. Boa participação na armação das jogadas e também na marcação, após passagens apagadas por Atlético de Madrid, Sporting e Seleção Brasileira.


FLUMINENSE: a meu ver, a derrocada do Flu começou com a demissão do técnico Abel Braga após a eliminação da Libertadores, o que eu considerei uma grande injustiça. Depois do incidente, o Tricolor trocou várias vezes de treinador, deu azar de perder atletas importantes (Fred e Carlinhos) por lesão e a equipe desabou na tabela. A equipe cairia para a Série B, mas se salvou graças a uma suposta irregularidade da Portuguesa.

Destaque- Diego Cavalieri: um dos poucos que se salvaram em um elenco tão pragmático.


VASCO: tem gente que não aprende mesmo... Cinco anos após o vexame de 2008, lá está o Cruzmaltino de volta à Série B. E o pior é que a equipe tinha elenco para se salvar -Juninho Pernambucano, Cris, André e Guiñazú. Os problemas nos bastidores e as constantes torcas de treinadores culminaram em mais esta campanha fraquíssima do Vasco.

Destaque- Juninho Pernambucano: um dos poucos (talvez o único) que sabem jogar bola no time e que apresentavam lucidez no elenco.


PONTE PRETA: a Macaca errou ao trocar tantas vezes de técnico (passaram pelo clube Guto Ferreira, Carpegiani e Jorginho) e ao apostar todas as suas fichas na Sulamericana. Como escrevi em outro post, se não fosse por isso, tenho certeza que a Ponte estaria jogando a Série A em 2014 e, quem sabe, disputando a Libertadores do próximo ano. Não podemos, no entanto, tirar os méritos do técnico Jorginho e do time que foi guerreiro e conquistou o vice da Sulamericana 2013 na raça.

Destaque- Rildo: autor de gols importantes e alvo de grandes clubes para 2014.


NÁUTICO: o Timbu sofreu o ano inteiro com problemas em todo o clube. O ápice da crise foi o desentendimento entre dirigentes e atletas no final do ano, quando os jogadores ameaçaram fazer greve devido a salários atrasados. O futebol apresentado também foi muito fraco e os pernambucanos sofreram até mesmo nas mãos de equipes em crise como o São Paulo e o Vasco. Espero que com a temporada na Série B, o Alvi-Rubro consiga arrumar a casa e voltar à elite para 2015.

Destaque- Maikon Leite: após temporadas ruins no Palmeiras, voltou a brilhar em campo.


PALMEIRAS: coloquei o Verdão aqui, afinal o lugar de um time grande é junto com outros times grandes. A equipe apresentou muita irregularidade no primeiro semestre, variando desde vitórias brilhantes na Libertadores até vexames como a goleada por 6x1 ante o fraco Mirassol. Com mais sorte, a equipe até poderia ter ido às quartas-de-final da Libertadores, mas foi surpreendido em casa pelo Tijuana que, teoricamente, não brigava pelo título da competição. O segundo semestre, aconteceu como esperado: retorno à Série A e o bicampeonato da Segunda Divisão. Era obrigação do Palestra conquistar estes feitos, mas isso não tira os méritos do time.

Destaque- Valdívia: após passar muito tempo sendo contestado pelo torcedor, voltou a brilhar em campo com seus dribles e criatividade. Seus feitos fizeram o técnico Jorge Sampaoli convocá-lo novamente à Seleção Chilena neste ano.


Concorda? Discorda de algo? Faltou destacar alguém? Escreva nos cometários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário