quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nossos Argentinos Têm Chance na Copa?

Imagem extraída de http://www.facebook.com/SCInternacional.Oficial

Se houve algo de bom naquele patético Superclássico das Américas, foi o fato das partidas abrirem portas aos jogadores argentinos que atuam no Brasil. O fato da próxima copa do mundo ser realizada em solo brasileiro também contribuiu para que o treinador Alejandro Sabella olhasse com mais carinho para o Brasil.

Guiñazú (ex-Inter, hoje no Vasco), Montillo (ex-Cruzeiro, hoje no Santos) e Barcos (ex-Palmeiras, hoje no Grêmio) foram alguns dos lembrados por Sabella. E o trio de brasileiros teve, inclusive, a oportunidade de jogar algumas partidas oficiais pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa 2014.

Mas quais as chances reais de algum deles fazer parte dos 23 jogadores que estarão ao Brasil no próximo ano? A Argentina conta com muitos craques no exterior, principalmente na Espanha e Itália. Um ponto que pode favorecer os "argentinos brasileiros" é o fato do meio-de-campo albiceleste não ter muitos bons armadores à disposição, posição que, aliás, encontra-se vaga desde a saída do grande Riquelme. Di María não é meia e sim ala, Banega e Biglia são mais marcadores do que articuladores, Pastore não é titular absoluto no PSG dada a grande concorrência no elenco, e Maxi Rodríguez é bom mas já está com 32 anos.

Os argentinos que atuam no Brasil, por outro lado, são quase todos meio-campistas. Têm visão de jogo, têm qualidade no passe e demonstram muita vontade em campo. Alguns deles, inclusive, foram nomeados capitães de suas equipes tamanha a identificação e dedicação demonstrada em campo. Não duvido alguns deles sejam convocados, mas com toda a honestidade, o número não deve ser maior do que dois. Outro ponto a ser considerado é que muitos deles passaram por fases ruins ou lesões neste ano. O ano de 2013 não foi muito próspero aos hermanos aqui no Brasil...

Fiz uma relação dos atletas atuantes no Brasil que, acredito eu, têm chances de serem convocados. Observe e tire suas conclusões.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/santosfc

1- Walter Montillo (Santos): o simpático Montillo chegou ao Santos neste ano por cerca de R$ 17 milhões. Dos atletas "brasileiros", ele é o que vem sendo lembrado com mais frequência por Alejandro Sabella. Ele é bom de bola, esforçado e joga para o grupo, mas sofreu com algumas lesões neste ano e ficou um tempo fora de combate. Ainda assim, acredito que ele seja o mais próximo de disputar a copa "em casa" caso algum atleta que atue no Brasil seja convocado.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/dalessandro10oficial

2- Andrés D'Alessandro (Internacional): dos argentinos que atuam no Brasil, o Cabezón é o que mais goza de prestígio. Está em boa fase, é habilidoso, sabe driblar, é o capitão de seu clube e o grande ídolo do Inter. Isso sem falar que o meio-campista melhorou sua conduta em campo, com menos expulsões e desentendimentos. No entanto, D'Ale nunca foi convocado por Sabella -sua última convocação foi para um amistoso contra o Brasil em 2010, pelo antecessor Sergio Batista. Outro detalhe é que ele está com 32 anos (terá 33 em junho do próximo ano). Será que ele ainda tem chances?


Imagem extraída de http://www.facebook.com/oficialvasco

3- Pablo Guiñazú (Vasco): o Cholo era o "brasileiro" que vinha sendo convocado com mais frequência por Sabella. O volante, no entanto, sofreu com lesões desde que voltou ao Brasil e, em decorrência disto, ainda não é titular absoluto no Cruz-Maltino. A idade (35 anos) e o risco de rebaixamento do Gigante da Colina também podem ser empecilhos para sua convocação.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/FluminenseFC

4- Darío Conca (Fluminense): Conca ainda não voltou ao Flu oficialmente, mas ele já está de contrato assinado e deve reestrear em 2014. Ele teve uma passagem de cerca de dois anos e meio pela China e agora retorna ao Tricolor das Laranjeiras com pompas. Ainda é prematuro dizer se ele será convocado para algum amistoso, mas, se o Nense não cair e o meia repetir o bom desempenho de três anos atrás, quem sabe...


Imagem extraída de http://www.facebook.com/Gremio.Futebol.Portoalegrense

5- Hernán Barcos (Grêmio): dos atletas mencionados até aqui, o Pirata é o único que tem chances de ir à Libertadores 2014. E ele está com moral no Grêmio, é ídolo da torcida e capitão do time. Mas o atacante está em uma seca de gols (deve ser a falta de criatividade no meio-de-campo) e a concorrência no ataque argentino é pesadíssima, com Messi, Agüero, Higuaín, Lavezzi entre outros. Barcos era convocado com relativa frequência em 2012 enquanto atuava pelo Palmeiras, mas desde que se transferiu para o Tricolor, nunca mais foi lembrado.

Outros jogadores:

Maxi Biancucchi e Damián Escudero (Vitória): o atacante teve uma boa fase na primeira metade do Brasileirão chegando à artilharia do campeonato, mas se lesionou no segundo semestre e perdeu a titularidade desde então. Escudero, que pode jogar de meia e de volante, tem o desempenho mais regular, mas nas partidas que eu vi, ele se destacou mais pelas faltas do que pelos lances bonitos. Os dois têm chances de ir à Libertadores e isso talvez ajude a dupla a ganhar algum destaque.

Nacho Scocco (Internacional): atacante, vinha sendo convocado com frequência enquanto atuava pelo Newell's Old Boys, mas desde que veio ao Brasil, não foi mais chamado. Ele também não é titular absoluto no Colorado e há rumores de que ele deixará o clube ao final da temporada.

Sergio Escudero e Darío Bottinelli (Coritiba): o lateral Escudero passou pelo Corinthians em 2009 sem deixar saudades. Foi contratado pelo Coritiba na metade do ano passado, fez boas partidas, mas voltou a ser lembrado muito mais pelas faltas do que pelo futebol bonito. Botti trocou o Flamengo pelo Coxa no começo do ano, sofreu uma fratura, ficou quase seis meses parado e teve poucas chances desde o seu retorno. Além disso, o time paranaense corre o risco de rebaixamento.

Marcelo Cañete (Portuguesa): emprestado pelo São Paulo, o meia-atacante Cañete não se firmou e deve voltar ao Tricolor ao final da temporada, onde também não era titular absoluto.

Clemente Rodríguez (São Paulo): o lateral ficou "queimado" ao ser expulso em sua estréia contra o Bahia e deve ser emprestado ou negociado ao final da temporada. Uma pena, pois ele vinha sendo lembrado por Sabella apesar da idade (32 anos).

Jesús Dátolo (Atlético-MG): o meia mal chegou ao Galo e logo se lesionou. Voltou a campo recentemente e vem tentando preencher o vazio deixado por Ronaldinho, também lesionado. Vai disputar o Mundial Interclubes e a Libertadores 2014. Isso talvez lhe dê a visibilidade necessária para voltar à seleção de seu país.

Mario Bolatti (Internacional): provavelmente a torcida nem se lembra dele, tamanho o tempo que ele ficou encostado -segundo o site Globoesporte, ele está lesionado novamente. O volante, no entanto, sabe sair para o jogo, faz gols de oportunismo e sabe tirar proveito de seus 1,90m de altura. Dos argentinos mencionados, ele foi o único que disputou uma copa do mundo (em 2010). E mais: ele foi o autor do gol salvador que livrou a Argentina da repescagem contra o Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário